Atualidade

Ricardo Trêpa lembra aniversário do avô Manoel de Oliveira

Se fosse vivo, o realizador faria hoje 107 anos e, no primeiro aniversário após a sua morte o neto ator resolveu parabenizá-lo através do Facebook, com uma foto original dos dois.

“Sempre cá! Happy birthday”, escreveu Ricardo Trêpa na legenda da imagem a preto e branco, tirada no intervalo das filmagens de uns dos últimos projetos em que foi dirigido pelo avô materno, Manoel de Oliveira.

O cineasta faleceu a 2 de abril deste ano, mas nunca mais ninguém o esquecerá. Mesmo ausente fisicamente, terá direito a uma série de comemorações, com a reposição de muitos dos seus filmes.

No sábado, pelas 22 horas, a atriz italiana Claudia Cardinale e o ator Luís Miguel Cintra marcarão presença na apresentação do filme “O Gebo e a Sombra” (2012) que encerra o ciclo “Grande Plano – Toda a Obra”, dedicado ao realizador, no Teatro Municipal Rivoli, no Porto. Os dois protagonizaram a última longa-metragem de Oliveira.

Ainda durante o dia, será possível rever também no Rivoli algumas obras como “Cristóvão Colombo – o Enigma” (2007), “Singularidades de uma Rapariga Loura” (2009) e “O Estranho Caso de Angélica” (2010).

Já esta sexta-feira, 11 de setembro, pelas 21.30 h, no Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto, Fernanda Matos que interpretou Teresinha no “Aniki Bobó” recordará momentos das filmagens em 1942.

IMG_1319

Fotos: Move Noticias e Facebook