Atualidade

Neto de Manoel de Oliveira lembra que avô “fez muito por Portugal”

Num momento em que a família de Manoel de Oliveira chora a morte do realizador, Ricardo Trêpa lembrou que o avô foi “um homem que fez muito por Portugal” e que os portugueses reconhecem pelo que “foi e continuará a ser através do seu trabalho”.

“Como já sabem o Manoel de oliveira partiu e deixou uma grande saudade. É com uma profunda dor que nos despedimos hoje dele”, afirmou o ator, visivelmente emocionado, junto à igreja Cristo Rei, onde estão a decorrer as cerimónias fúnebres do cineasta, que faleceu na quinta-feira aos 106 anos.

“Os portugueses sabem o que o meu avô foi e o que continuará a ser, através do seu trabalho. Um homem que fez muito por Portugal. Teve uma grande vida, pôde fazer todos os filmes que quis e filmar até aos 106 anos. Conseguiu ser aquilo que sempre quis, um grande cineasta e um grande homem”, acrescentou.

Recorde-se que o funeral do realizador realiza-se esta tarde, às 15h00. Governo decretou dois dias de luto nacional pela morte do cineasta, que era o mais velho do mundo em atividade.