Saúde & bem-estar

Cinco dicas para curar a ressaca

Na passagem de ano é habitual as pessoas abusarem do álcool e no dia seguinte acordam de ressaca. O médico Jason Burke, fundador da clínica “Hangover Heaven”, em Las Vegas, em entrevista ao site Mashable, afirmou que a escolha da bebida também influencia a intensidade de uma ressaca. Curiosamente, o champanhe – tido mais como uma bebida social – dá as piores dores de cabeça e náuseas. “Passa por duas fermentações e contém uma substância catalisadora da ressaca chamada acetaldeído”, explica o médico.

Pelo contrário, se a sua bebida de eleição é o gin ou a vodca as notícias são boas. A ressaca é menor. Aliás o gin “é basicamente vodca com extrato de zimbro”, logo tem antioxidantes. Já o whisky e o bourbon passam por menos destilações e por isso têm um maior nível de impurezas que pesam na ressaca.

O especialista deixou, ainda, cinco dicas para lidar com a ressaca:

– Tomar anti-inflamatórios antes de uma noite de copos – “É muito mais fácil e eficaz prevenir uma ressaca do que tratá-la”, avisa o especialista.

– Comer coisas gordurosas – “É curioso como o nosso corpo pede aquilo de que realmente precisa”, afirmou o médico, justificando a vontade que qualquer pessoa tem, depois de uma saída à noite, de comer hambúrgueres ou pizzas cheios de queijo. E embora reconhecendo que não são saudáveis, o especialista tem alimentos preferidos para curar a ressaca: Bacon; Ovos e queijo.

– Alternativas para os vegetarianos ou para quem não prescinde de uma refeição saudável – Vegetais verde-escuros, em particular os que têm muitos nutrientes como os espinafres e os bróculos. Frutos ricos em resveratrol, um antioxidante chave. Abuse de romãs, açaí e groselhas.

– Beber coca-cola – Tem antioxidantes e cafeína que ajudam a aliviar as dores de cabeça tão amigas da ressaca.

– Beber batidos (mais uma vez a alternativa para os mais saudáveis) – O especialista recomenda misturar leite de amêndoa com romãs, açaí e espinafres.

Tópicos: