Lifestyle

7 Conselhos para um escritório perfeito

Com a pandemia, a procura pela criação de um escritório perfeito em casa tem aumentando. Afinal, ter um espaço próprio para trabalhar em casa é essencial também para ser mais produtivo e eficiente.

A pensar nisso, partilhamos consigo sete dicas para abandonar a mesa da sala de jantar e montar o seu  escritório em casa.

1. Definir um espaço para trabalhar
Obviamente que o ideal seria ter uma divisão em casa que possa converter em escritório. Mas sabemos que nem sempre isso é uma possibilidade. Se for esse o caso, aconselhamos-lhe a olhar a sua casa com novos olhos. Nesse sentido, procure uma área da casa, onde possa montar um escritório. Verá como se irá surpreender com o quão versátil pode ser o parapeito de uma janela, o vão de escadas ou até o corredor. Uma vez definido o espaço, é hora de começar a montar o home office.

2. A importância da iluminação
Ainda associado ao ponto acima, sempre que possível, opte por uma zona da casa bem iluminada, de preferência onde possa usufruir ao máximo da luz natural para trabalhar. Sobretudo para aqueles que passam muito tempo a trabalhar num computador, a luz natural revela-se muito vantajosa para a saúde e bem-estar dos olhos. Além disso, é sempre uma poupança extra na conta da luz no final do mês!

3. Escolher uma boa cadeira para o escritório
Entre todos os acessórios que necessita para montar um home office, sem dúvida que aquele onde deverá investir é numa boa cadeira de escritório. Afinal, quando passamos oito – ou mais – horas sentados, este é um item essencial. Embora existam várias opções de cadeiras de escritório à venda, é essencial que encontre uma que se adapte a si, ao seu corpo e também às suas necessidades. Nesse sentido, a nossa dica é: dê prioridade à ergonomia da cadeira. Para começar, assegure-se que os joelhos formam um ângulo de 90 graus com a cintura e que os pés ficam totalmente apoiados no chão. Dê também atenção à postura dos antebraços. Para tal, assegure-se de que estes ficarão devidamente apoiados nos braços da cadeira, ao mesmo tempo que lhe permitem um fácil acesso ao computador e à mesa de trabalho.

Obviamente que depois há outros aspetos que pode considerar, como a parte estética, o material ou as regulagens da cadeira, por exemplo. Mas acima de tudo, e pela sua saúde, assegure-se que escolhe uma cadeira que se adapta bem ao seu corpo ou mais tarde acabará por pagar a fatura.

4. Sobre a mesa ideal
Igualmente importante é a mesa de trabalho. Se for comprar uma, verá que a maioria das mesas têm  entre 54 cm a 74 cm. Por isso, quanto a este tema, a nossa dica é: escolha primeiro a cadeira e só depois a mesa. Deste modo, não há como falhar. Neste caso, o ideal será o cotovelo ficar a cerca de três/quatro centímetros abaixo da superfície e a cadeira a 20 cm de distância da mesa, no mínimo.

Embora existam vários tipos de mesa, não há como negar que as mesas ajustáveis e que permitem trabalhar de pé, assim como ajustar a altura, são cada vez mais populares e, sem dúvida, são uma opção a considerar. Já para espaços mais pequenos, pode sempre optar por mandar fazer uma mesa à medida e que encaixe bem no espaço.

5. A importância da organização
Para uma maior produtividade, certamente que concordará quando dizemos que a organização é a chave. Nesse sentido, rodeie-se de itens que lhe ajudem a organizar o seu ambiente de trabalho, como cómodas, papeleiras, estantes, etc. Crie um sistema onde facilmente se consiga orientar, assim como encontrar tudo aquilo que precisa, sem ter de perder demasiado tempo.

6. Outros itens para o escritório
A par dos objetos já aqui mencionados, existem outros itens para o seu escritório que poderá querer considerar. Aqui ficam alguns exemplos:
• Ecran extra (sobretudo se usa portátil)
• Apoio para os pés
• Rato ergonómico
• Caixote do lixo
• Etc.

7. Rodeie-se dos seus objetos preferidos
Por último, dê um toque pessoal ao seu escritório, personalizando-o e rodeando-se de objetos que lhe tragam felicidade – pode ser uma fotografia, a sua caneca favorita, etc.
Enfim: falamos de pequenos detalhes que tornarão o seu espaço de trabalho mais convidativo e agradável. Mas cuidado para encher o espaço de trabalho com demasiadas coisas. Afinal, falamos de uma zona concebida especialmente para trabalhar e onde é importante que consiga manter a sua concentração e evitar possíveis distrações.

Ah, e mesmo que não seja uma pessoa muito dada a plantas – ou a conseguir mantê-las vivas – verá como adquirir uma ajudará a tornar o ambiente mais agradável. E não é preciso muito, podendo optar por plantas como as suculentas ou os catos, ou seja, opções que dão pouco trabalho e que requerem pouca manutenção, para dar um toque mais verde ao seu home office!