Atualidade

Pedro Alves e João Paulo Rodrigues: Uma vida a fazer rir

Pedro Alves e João Paulo Rodrigues, mais conhecidos como Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, andam na estrada a levar humor a todos os cantos de Portugal e também ao estrangeiro. Nos dias 27 e 28, os fãs vão poder assistir ao espectáculo da dupla no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Em palco os comediantes prometem surpreender com uma boa dose de “improviso e muitas histórias reais”. “É muito bom andar na estrada com o nosso espectáculo. Temos enchido salas, é sinal que o nosso trabalho é reconhecido”, afirmou Pedro Alves à Move Notícias.

Os humoristas têm alguns projetos na manga, nomeadamente algumas surpresas para o próximo ano, altura em que comemoram o 15º aniversário de carreira conjunta: “Será um presente para os nossos seguidores”.

JMO_3961-copy-850x567

O segredo do sucesso
Foi um acaso do destino que, há 14 anos, juntou Pedro Alves e João Paulo Rodrigues, mais conhecidos como Quim Rocas e Zeca Estacionâncio. Ainda jovens conheceram-se num bar de stand up comedy, no Porto, longe de preverem o sucesso que iriam alcançar enquanto equipa de humoristas. Corria o ano de 2001, Pedro assistia a um espetáculo do João quando, entre um e outro bitaite, foi desafiado para ocupar o seu lugar… E assim nasceu a dupla!

Um estudava Direito e o outro Engenharia, mas não tardou que João Paulo se juntasse a Pedro nas manhãs da rádio Nova Era e quase se pode dizer que o resto é uma história com final feliz.
“Nós mal nos conhecíamos e construímos uma boa relação profissional e de amizade”, disse Pedro Alves, acrescentando que ainda hoje não sabe qual é a fórmula do sucesso. “Acho que nos completamos um ao outro, quando começamos eramos dois putos e não tínhamos a responsabilidade de hoje. Fomos aprendendo juntos. Uma vez íamos em viagem para Vila Real e o Pedro dizia que só queria fazer isto por mais três anos… Esses três anos passaram, depois mais três… E aqui estamos”, avançou João Paulo Rodrigues.

Depois da rádio e dos espetáculos ao vivo, a fama dos comediantes espalhou-se e rapidamente chegaram ao pequeno ecrã. A fama crescia mas foi o “Telerural” que levou a dupla a um maior número de pessoas, não sendo por acaso que consideram esse formato, emitido em prime time da estação pública, um dos mais marcantes das suas carreiras. “O ‘Telerural’ marcou-nos muito, porque foi a primeira vez que fizemos televisão em horário nobre, além de ser um original nosso. Pessoas de vários estratos sociais gostavam do formato e foi aí que percebemos a responsabilidade daquilo que estávamos a fazer. Foi a primeira vez que aterrámos no planeta, ‘isto é mesmo a sério’”, revelou Pedro Alves, com a sua habitual graça.

JMO_5031-copy-850x567

Novo programa em breve
O tempo passou e os artistas só ainda não voltaram a fazer um programa do mesmo género por falta de oportunidade, mas já está um projeto no “forno” para sair em breve, na SIC. “Há um formato que está pensado, foi gravado o programa zero e agora vamos ver quando vai acontecer”, adiantou João Paulo Rodrigues, sem querer avançar com mais pormenores.

Apesar de no humor serem inseparáveis, não têm medo de arriscar e experimentar algo diferente. Prova disso, é que o João assume há mais de um ano a condução do “Queridas Manhãs”, ao lado de Júlia Pinheiro, enquanto Pedro Alves faz os sketches de humor a solo no programa matutino da estação de Carnaxide. “A experiência tem corrido bem, porque nos dá a possibilidade de, enquanto dupla, podermos fazer outros trabalhos. Acho que o Pedro dava um excelente apresentador de televisão num programa sobre carros, como eu, se um dia, deixar de ser apresentador, continuo a ser humorista”, defendeu João Paulo Rodrigues.

O sucesso da dupla vai para além do pequeno ecrã e dos palcos… Há dois anos alcançaram um grande reconhecimento com o filme “7 Pecados Rurais”, que terá uma sequela “quando as condições estiverem reunidas”. Entretanto, está a ser preparado outro desafio na Sétima Arte que, para já, está no segredo dos deuses.

Fotos: Arquivo Move Notícias