Televisão

Odisseia revela máquina de propaganda do Estado Islâmico

Desde que aconteceram os ataques em Paris, o sentimento de vulnerabilidade da Europa vem crescendo. O Odisseia lança luz sobre a atualidade, mostrando mais sobre a propaganda gráfica de terror do Daesh.

“Decifrando o Estado Islâmico” é um trabalho de investigação que entra neste reino obscuro onde poucos foram e regressaram, mostrando no Odisseia, domingo, dia 29 de novembro, às 21h45, os meandros desta organização terrorista tão sanguinária como especialista em meios de comunicação.

O Estado Islâmico ou ISIS é a principal ameaça terrorista do Ocidente e é cada vez mais notória a sua presença na Internet. A sua capacidade de gerar terror encontra-se não só nos seus terríveis atentados, mas também, e sobretudo, na enorme máquina de propaganda que os acompanha. Uma máquina que conta com a ajuda de mais de 100 técnicos ocidentais e 40 empresas profissionais de produção audiovisual.

Todos os dias, chegam à Internet centenas de vídeos cuidadosamente produzidos e editados para horrorizar o público ocidental e incitar os seus seguidores, apesar de apenas uma pequena parte lhes chegar através dos media.

Sete especialistas no mundo árabe, estratégias militares, finanças e tecnologias da informação, seguiram, durante dois anos, a sua pista pela Internet, analisando milhares de contas nas redes sociais.

Terá o Estado Islâmico inventado um novo formato de propaganda e terror? Ou será, talvez, espelho das mensagens e formatos já inventados pelo seu inimigo número um: o Ocidente?

Odisseia