Cultura

Filme “The Master” conquista Grande Prémio Cinanima 2015

O filme “The Master”, do estoniano Riho Unt, conquistou o Grande Prémio Cinanima 2015 da competição internacional, anunciou a organização da 39.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, em Aveiro.

O festival termina hoje após a exibição de 280 filmes no Centro Multimeios de Espinho, 88 em competição, entre os quais 43 inéditos em Portugal e 14 em estreia mundial.

Ainda na competição internacional, o Prémio Especial do Júri foi para “Sous tes doigts”, de Maria-Christine Courtès (França), o Prémio Alves Costa – Melhor Curta-metragem (até cinco minutos), foi entregue a “The Sleepwalker”, de Theodore Ushev (Canadá) e o Prémio Melhor Curta-metragem (de cinco a 24 minutos), para “Le repas dominical”, de Celine Devaux (França).

Foram também atribuídas menções honrosas a “Dans les eaux profondes”, de Sarah van den Boom (França) e a “Yùl et le serpent”, de Gabriel Harel (França).

O Prémio Melhor Curta-metragem: Publicidade e Informação foi para “Chomet Couch Gag”, de Sylvain Chomet (Reino Unido), o Prémio Gaston Roch – Melhor Filme de fim de estudos e/ ou escola, foi para “Edmond”, de Nina Gantz (Reino Unido) e o Prémio do Público para “Counting sheep”, de Frits Srandaert (França).

Quanto à competição nacional, o Prémio António Gaio foi atribuído ao filme “Amélia & Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Santos, e uma menção honrosa para “Macabre”, de João Miguel Real e Jerónimo Rocha.

O Prémio Jovem Cineasta Português (+18), foi para “#Lingo”, de Vincente Nirõ, e uma menção honrosa para “Gaiola de Vento”, de Marco Costa, enquanto o Prémio Jovem Cineasta Português (-18), foi entregue a “A Carrinha Amarela”, realizado pelas crianças das Oficinas da Anilupa da Associação de Ludotecas do Porto, turma do 2º ano da Escola Básica do Lagarteiro.

As menções honrosas foram entregues a “Os Bravos do Mindelo”, criado por jovens sob orientação de Jorge Ribeiro e Emanuel Barros, “Da minha janela”, do coletivo de crianças e jovens de Abrantes, sob orientação de Tânia Duarte e Ícaro (Bichinho da Animação).

O Prémio Divulgação Sereia Animada foi atribuído a “Missing you”, de Shiroi Unabara (Japão).