Cultura

Stan Douglas estreia hoje instalação de cinema em Lisboa

O artista canadiano Stan Douglas vai estar esta quarta-feira, dia 21, em Lisboa, no Museu Berardo, para inaugurar, em estreia mundial, às 19h00, uma instalação de cinema cuja ação decorre em Lisboa na época do 25 de Abril.

“The Secret Agent” (“O agente secreto”) é o título desta nova peça incluída na exposição dedicada ao artista, denominada “Stan Douglas: Interregnum”, ficará patente no museu até 14 de fevereiro de 2016, avança a agência “Lusa”.

A obra foi filmada na capital portuguesa ao longo de três semanas, em locais como o Palácio da Justiça e o cinema Nimas. Do elenco fazem parte atores portugueses, nomeadamente Miguel Guilherme, Gonçalo Waddington, Albano Jerónimo, Beatriz Batarda e Carloto Cotta.

O enredo de “The Secret Agent”, passado em Lisboa, em 1975, foi desenvolvido a partir de um guião inspirado na novela homónima do escritor britânico Joseph Conrad.

Na novela, a personagem central é um espião de embaixadas estrangeiras em Londres, e também da polícia inglesa, cuja atividade é infiltrar-se no movimento revolucionário local, para dar informações e provocar atos terroristas que justificassem uma repressão mais violenta por parte das autoridades.

Stan Douglas, de 54 anos, tem vindo a mostrar trabalhos em várias exposições internacionais como a Documenta, na Alemanha, e a Bienal de Artes de Veneza.

Na sua obra usa sobretudo instalações, fotografia e conteúdos de televisão, inspirando-se na história da literatura, cinema e música, para fazer crítica social e à predominância da tecnologia.