Saúde & bem-estar

Inglaterra aprova primeiros transplantes de útero de dadoras mortas

Os médicos de Inglaterra já têm a aprovação para realizar os primeiros 10 transplantes de útero dadoras, que tiveram morte cerebral. O ensaio clínico foi aprovado pelo Imperial College London e acontecerá no próximo ano. Assim, em 2017 ou 2018 poderá nascer o primeiro bebé gerado num útero transplantado.

O procedimento já foi realizado com sucesso na Suécia, em 2014. Uma mulher, de 36 anos, deu à luz, após ter sido submetida ao transplante de útero, mas com o órgão retirado de uma dadora viva, uma amiga de 61 anos que já estava na menopausa. Também na Turquia, uma mulher conseguiu engravidar após a cirurgia, mas acabou por perder o bebé.

Segundo o “The Guardian”, a equipa de cirurgiões liderada pelo médico Richard Smith já identificou 100 potenciais recetoras dos transplantes. O médico do hospital Queen Charlotte e Chelsea, em Londres, trabalha no projeto há 19 anos e vai liderar a equipa de transplantes.

Este avanço representa uma esperança para uma em cada 50 mil mulheres britânicas em idade fértil que nasceram sem útero ou perderam o órgão devido a problemas de saúde.