Atualidade

Gio Rodrigues cria inspirado na “força do trabalho”

Arrojado e determinado, o estilista Gio Rodrigues lançou as redes na passerelle onde fez desfilar a coleção primavera/verão 2016. Foi na Alfândega do Porto e deixou a plateia rendida a criações sofisticadas e com forte personalidade, provando uma maturidade consistente e pronta a saltar para outros palcos.

Imponente, a passagem focou-se na réplica do monumento ao Homem do Mar das Caxinas, Vila do Conde, que o estilista conseguiu transportar para o cenário de um momento ímpar e que o deixou “muito feliz”. “Toda a colecção começou com esta peça”, confessou o criador à Move Notícias, nitidamente emocionado com a reação das pessoas e com o próprio resultado final, por ele imaginado.

“A minha inspiração vem do mar, mas quando falo do mar não penso nas ondas… falo do ultrapassar de barreiras, da força do trabalho. Estamos desde sempre associados ao mar e eu quis passar essa imagem de coragem e luta contra as adversidades”, explicou como síntese da criação.

Pragmático, Gio pegou no lápis e descomplicou. Isto porque “na época em que vivemos temos que ser fortes para ultrapassar dificuldades e a roupa tem que passar segurança. As pessoas têm que se sentir seguras e a mulher que visto é assim, segura, capaz de usar um vestido nude sem ligar ao estereótipo que diz que essa cor só fica bem nas morenas ou usar peças em limão e arrojar um bocado com as transparências”, argumentou.

Cada coordenado apresentou-se elegante, fluido, conjugando a inocência do “nude” com cortes arriscados e misturados com outros tons mais fortes. As propostas para noivas foram a grande aposta e até fugiram do convencional, com calças a subirem ao altar, pois “o casamento é um dia de festa, mas não precisa de ser com um vestido de princesa”. “Há muitas noivas que me pedem outras sugestões para além do tradicional vestido”, justificou o criador que até usou “brilhos sem passar os limites”.

Entre o elenco de manequins, o designer teve Daniela Hanganu, a modelo que a Chanel celebrizou em janeiro deste ano, no desfile de Paris.

Na plateia, entre muitas caras conhecidas, destacou-se a presença de Rita Andrade que juntou o útil ao agradável, ou seja, ao mesmo tempo que fez reportagem para o “Fama Show” da SIC, apreciou as peças do seu estilista de eleição. “Sou grande fã do trabalho do Gio. Ele é uma pessoa especial, com muito talento, originalidade e criatividade. Cada vez o seu nome é mais respeitado e eu tenho um orgulho e é sempre uma honra usar algumas peças dele. Qualquer evento que tenha e precise de estar muito bem é com o Gio Rodrigues que falo. É muito fácil transmitir-lhe o que queremos”, confidenciou a apresentadora, antes de parabenizar o protagonista. Veja as fotos: