Televisão

Um herói chega ao TVSéries

“Show Me a Hero” trata de um tema que desde sempre tem estado na ordem do dia nos Estados Unidos: a questão racial e a incapacidade que negros e brancos têm demonstrado em viver juntos e em partilharem um espaço. A minissérie com o selo de qualidade da HBO baseia-se no livro de não-ficção com o mesmo nome da autoria de Lisa Belkin. A minissérie, que estreia no TVSéries no dia 5, às 22h00, conta o percurso do presidente Nick Wasicsko (Oscar Isaac) e as consequências da sua decisão.

Nos finais da década de 1980 um tribunal federal decretou que a câmara municipal da cidade de Yonkers, a norte de Nova Iorque, seria obrigada a construir casas sociais para a população negra no meio de um bairro branco de classe média. As tensões não se fizeram esperar, com um extremar de posições entre os brancos que acham que os negros “não são pessoas como eles” e os negros, orgulhosos das suas tradições.

They arrive at Doreen's door

As manifestações dos brancos são tão violentas que alguns dos negros começam a questionar a razão de irem viver num local em que as pessoas os odeiam. Ainda assim, os negros, inspirados pelo espírito da marcha de Selma, não desistem de lutar pelos seus direitos.

Nick Wasicsko, o mais jovem presidente de uma grande cidade nos Estados Unidos, diz que pela primeira vez na vida está do lado certo da barricada. E que por isso mesmo não vai desistir. O título da série é inspirado na célebre frase de F. Scott Fitzgerald, “arranjem-me um herói que eu crio uma tragédia”.

“Show Me a Hero” tem ainda Winona Ryder e James Belushi no elenco, realização de Paul Haggis (o mesmo de “Crash”) e argumento de David Simon (autor de “The Wire”).

Veja o trailer: