Cultura

Pianista Maria João Pires vence prémio internacional

A pianista portuguesa Maria João Pires foi distinguida pelos prémios Gramophone, na categoria concerto, com a gravação dos concertos de piano nº3 e nº4 de Beethoven, editada em 2014, anunciou a organização, que entrega os galardões a 17 de Setembro, em Londres. Maria João Pires está agora nomeada para o prémio de Gravação do Ano.

A pianista, de 70 anos, gravou o disco com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca, sob direção do maestro britânico Daniel Harding, tendo sido o primeiro lançamento da pianista na editora Onyx Classics.

Este ano, Maria João Pires actuará, entre outras orquestras, com a London Philharmonic Orchestra, Concertgebouw Orkest, Boston Symphony, Deutsche Staatsoper Orchester Berlin, Orchestre National de Lille, Lucerne Symphony, London Chamber Orchestra, Orquesta Nacional de España, Orchestre de Capitole de Toulouse, Orchestra Filarmonica della Scala, Budapest Festival Orchestra e a Chamber Orchestra of Europe.

Os prémios, divididos em 12 categorias, dirigidos à indústria discográfica de música clássica são atribuídos anualmente pela revista britânica “Gramophone” através da votação de membros da indústria e um júri de críticos. O Artista do Ano é votado online pelo público.