Atualidade

Chegou o outono

O outono começou esta quarta-feira, dia 23, às 9h20. Esta estação prolonga-se por 89,81 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 22 de dezembro às 4h48min (chegada do inverno).

No entanto, o dia de duração exatamente igual à noite, que marca os equinócios (que definem a mudança das estações), só acontece no sábado, já que hoje haverá mais oito minutos de sol. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, isso deve-se ao diâmetro aparente do Sol e à refração atmosférica: “Os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste, encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias”.

Apesar da chegada da nova estação – associada à queda das folhas, às primeiras chuvas e à descida das temperaturas -, ainda se vive em clima de verão, com céu pouco nublado ou limpo e com temperaturas a rondar os 25 graus, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

Tópicos: