Lifestyle

“Thunderstrike 2″: o vírus que pode destruir um Mac

O vírus “Thunderstrike 2” está a deixar os utilizadores do Mac de cabelos em pé. Este vírus foi criado por dois consultores de segurança e ataca diretamente o hardware dos computadores da Apple.

O vírus informático desenhado por Xeno Kovah e Trammell Hudson explora várias vulnerabilidades que lhe permitem penetrar no firmware do computador — ou seja, na informação programada de origem diretamente no hardware do aparelho — e espalhar-se facilmente por outros MacBooks. Pode até infetar sistemas que nem sequer estejam ligados à internet.

O “Thunderstrike 2” pode danificar o computador e lesar seriamente o utilizador, pois permitem o roubo de ficheiros e outros dados pessoais por parte de terceiros. O vírus é praticamente indetetável e não há muitas formas de prevenção. Quando se instala na firmware do aparelho, nem uma formatação ao disco rígido serve para o eliminar completamente do sistema. A única forma de o remover passa por reescrever no chip a informação original, algo que só a própria marca ou um utilizador muito avançado pode fazer.

“Para a maioria dos utilizadores, esta é uma situação que implica certamente deitar fora o computador”, disse Xeno Kovah.

Porém, não desespere a marca está a par desta criação e já está a reparar as falhas de segurança.