Saúde & bem-estar

Novo projeto de cuidados paliativos ajuda doentes em casa

A LInQue (Ligamos Instituições Que Unem Esforços) é um projecto, fundado por profissionais de saúde de forma independente, que já está disponível em Lisboa. Esta cooperativa de solidariedade social fundada por profissionais de saúde tem como objetivo colmatar uma falha do sistema de sáude: prestar apoio a doentes em fase final de doenças incuráveis que querem ficar em casa com a família.

A ideia foi escolhida e apoiada pelo Banco de Inovação Social e a LInQue tornou-se uma cooperativa com o apoio de algumas instituições, mas também de anónimos através de uma campanha de crowdfunding. Na equipa da há profissionais de várias áreas: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, mas também técnicos de terapias complementares e apoio espiritual, para uma assistência mais completa aos doentes e às famílias.

Para já, o serviço é pago, mas está previsto um fundo social através do qual doentes que não têm meios económicos possam usufruir do mesmo. A cooperativa pode ser contactada 24 horas por dia, através do telefone ou e-mail.

Saiba mais aqui.