Saúde & bem-estar

Acupuntura: técnica oriental pode ser a solução para muitos problemas

A acupuntura é uma das vertentes da Medicina Tradicional Chinesa que mais adeptos tem ganho ao longo dos últimos anos.

Esta terapia faz uso da capacidade do próprio corpo em voltar à normalidade.

É uma espécie de técnica de resiliência que recorre à inserção de agulhas sólidas e finas, de forma a que se consiga modular o funcionamento do sistema nervoso, do sistema endócrino e do sistema imunitário.

O objetivo, diz o especialista Devin Wertsoniya ao site Food Matters, é encontrar o equilíbrio e a harmonia. E a acupuntura pode mesmo ser a solução.

De acordo com o Devin, são estes os benefícios desta terapia oriental:

1. Alivia a dor – As dores e o desconforto associados à enxaqueca ou a condições crónicas podem ser resolvidos com esta terapia. A cabeça e as costas são as partes do corpo que mais beneficiam, embora esta terapia possa ser usada para outras partes do corpo.

2. Aliviar as alergias – Os sintomas das alergias sazonais podem ser menos intensos e frequentes com a ajuda da acupuntura, que facilita a expulsão de substâncias inflamatórias.

3. Melhora a digestão – Com esta terapia é possível regular o ácido gástrico e, com isso, a digestão fica mais facilitada e eficaz.

4. Melhora o humor e reduz o stress – A técnica usada nesta terapia estimula de forma natural as endorfinas, o que promove uma maior sensação de bem-estar e felicidade. Esta terapia pode ainda ser benéfica na redução dos sintomas de depressão.

5. Ajuda a dormir melhor – Os problemas de insónia podem ser resolvidos ou controlados com a ajuda da acupuntura, uma vez que estimula alguns recetores do cérebro, deixando os músculos mais relaxados.

6. Facilita a perda de peso – Embora a eficácia desta técnica na perda de peso possa depender de um vasto leque de fatores, a verdade é que, em alguns casos, a acupuntura mostrou-se benéfica e aliada na perda dos quilos a mais. Acredita-se que, em causa, está a libertação de toxinas que proporciona.

7. Pode ajudar a combater a infertilidade – A acupuntura pode ser uma terapia complementar nos tratamentos de fertilidade.