Saúde & bem-estar

Mulheres com implantes mamários correm maior risco de suicídio

Um estudo do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt aponta que as mulheres com implantes mamários são três vezes mais propensas a cometer o suicídio. O grupo de investigadores chegou a esta conclusão depois de ter detetado que as mulheres que recorrem a esta cirurgia tendem também a ter problemas de foro psicológico.

A investigação vai mais longe: as mulheres que recorrem a implantes de mama têm igualmente mais probabilidade de morrer devido a um consumo abusivo de álcool e drogas.

Os investigadores analisaram 3.527 mulheres suecas que tinham recorrido a esta cirurgia estética entre os anos 1965 e 1993. Nos momentos finais da investigação, foram analisadas as certidões de óbito das inquiridas que tinham, entretanto, falecido.

Embora apenas 24 mulheres tenham cometido o suicídio depois dos 19 anos, os investigadores salientam que estes números representam o triplo do verificado na população geral. Para Loren Lipworth, líder do estudo, em causa está a possibilidade de as mulheres que colocam implantes sofrerem de algum tipo de problema mental, como dificuldade em aceitar o próprio corpo ou até mesmo depressão ou distúrbios alimentares devido a uma baixa autoestima.

Além disso, a investigação conseguiu detetar outra relação de risco: 22% das mortes verificadas tiveram como causa a dependência de álcool e drogas, que podem ter levado a uma morte por excesso ou a um suicídio. A probabilidade de morrer devido a cancro verificou-se ser também maior entre as mulheres com implantes.