Saúde & bem-estar

Consumir malaguetas dá saúde

Um estudo, publicado no “British Medical Journal”, concluiu que consumir alimentos apimentados, três a sete vezes por semana, pode reduzir em 14% o risco de morrer.

Para a pesquisa foi analisado o estado de saúde e a ingestão de alimentos por 500 mil pessoas. Os participantes com histórico de cancro e doenças cardiovasculares foram excluídos da análise. Os pesquisadores levaram em conta fatores como idade, estado civil, nível educacional e prática de atividade física.

Os resultados mostraram que as pessoas, homens ou mulheres, que consumiam malagueta uma ou duas vezes por semana tinham um risco de morrer 10% menor em comparação àqueles que consumiam o condimento menos de uma vez por semana. Quando o consumo era de três a sete vezes por semana, o risco diminuía em 14%.

Os efeitos da malagueta são atribuídos aos seus componentes ativos, como a capsaicina, substância que dá a sensação de ardência. O composto possui ação anti-inflamatória e propriedades analgésicas. Porém, os benefícios só são obtidos com o consumo regular.