Saúde & bem-estar

Fazer sauna com frequência faz bem à saúde e prolonga a vida

Fazer sauna com frequência pode ser ótimo para a saúde. Um novo estudo, publicado pelo Mayo Clinic Proceedings, mostrou que uso da sauna está associado a uma redução no risco de hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares, distúrbios mentais e morte. Além disso, pode aliviar doenças de pele, artrite, dor de cabeça e gripe.

No trabalho científico, especialistas da Universidade de Bristol (Reino Unido) e da Universidade da Finlândia pesquisaram sobre os efeitos na saúde dos banhos de sauna finlandesa, ou seja, sauna seca – caracterizada pela exposição a temperaturas entre 80 °C e 100 °C por um breve período.

Os resultados sugerem que a sauna melhora funções circulatórias, respiratórias, cardiovasculares e imunológicas. De acordo com os cientistas, o banho regular estabiliza o sistema nervoso autónomo, reduz a pressão arterial, inflamação, stresse oxidativo, circulação de colesterol, rigidez arterial e resistência vascular.

Os cientistas relataram que a sauna promove efeitos benéficos semelhantes à atividade física, embora em menor proporção. O ideal é associar as duas práticas, desporto e sauna. Em estudos anteriores, a equipa mostrou que a combinação de atividade física e sauna tem benefícios adicionais à saúde em comparação a cada atividade isolada.