Cultura

“A sagrada família com Santa Ana” de El Greco patente em Lisboa

O quadro “A sagrada família com Santa Ana”, de El Greco, vai estar patente em Lisboa, a partir de setembro, no âmbito do ciclo “Obras Convidadas” do Museu Nacional de Arte Antiga. A inauguração da exposição desta obra, de finais do século XVI, coincide com a abertura da 4.ª Mostra Espanha.

O ciclo de exposições trimestrais no museu visa “dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental”, quase sempre inéditas na capital portuguesa, “provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro”, lê-se no programa da mostra.

A tela “A sagrada família com Santa Ana”, pintada entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela de 127 x 106 centímetros, e, atualmente, faz parte da coleção do Museu de Santa Cruz, de Toledo, a 70 quilómetros de Madrid, e provém da paróquia de Santa Leocádia, daquela cidade.

Doménikos Theotokópoulos ficou conhecido por “El Greco” (O Grego), numa referência ao local de nascimento, a vila de Candía, na ilha grega de Creta, em 1541. Desenvolveu a maior parte da sua atividade artística em Espanha, para onde se mudou em 1577, tendo pintado para nobres, ordens religiosas e paróquias.

O quadro “A sagrada família com Santa Ana” ficará patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 12 de janeiro.