Atualidade

Ator João Ricardo imortalizado em Lisboa na presença de colegas

A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Carnide, na capital, que, com a colaboração do Teatro e da Rede de Cultura onde fazem parte os vários grupos e instituições locais com trabalho na área da Cultura, decidiu fazer este sábado uma homenagem ao ator.

João Ricardo morreu em novembro do ano passado e agora ficará para sempre na história de Lisboa. Isto porque a homenagem incluiu a inauguração de uma escultura da autoria do Artista Plástico e Cenógrafo Luís Sousa (Teatro da Cornucópia).

A placa fica no Largo das Pimenteiras, sede do edifício da Junta de Freguesia, tal como Pedro Górgia mostrou no Instagram, e tem inscrita a frase do ator: “Brinca até não te cansar o coração”.

Seguiu-se a inauguração da “Exposição João Ricardo- a Homenagem”, que pretende mostrar a vida do ator, sobretudo no teatro local.

Patente ao público na sede da Junta de segunda a sexta (09h30-19h30) até 5 de abril, conta ainda com uma “cadeira – símbolo das homenagens realizadas já há 11 anos na Freguesia de Carnide por altura do Dia Mundial do Teatro, uma ideia original do próprio João Ricardo”.

Essa imagem foi partilhada por Paulo Oom, ator que em fevereiro apresentou – juntamente com Custódia Gallego e o filho do ator, Rodrigo – o livro “Os Dias que (Não) Contam” sobre o colega.

Há ainda um espaço para “celebrar a fantasia”, composta por vários carrosséis em miniatura e um boneco, tal como revelou o mesmo ator.

E como era Dia Mundial do Teatro, às 19h00 estreou o espetáculo em homenagem a João Ricardo e foi reposto o teatro infantil encenado por ele em 1994 “O Dragão Cor de Framboesa”.

hoje voltamos a celebrar a fantasia…

Uma publicação partilhada por Paulo Oom (@paulo.oom) a

Foi aliás no Teatro Carnide que João Ricardo se estreou nos anos 80 como ator e encenador.

O elenco original volta a participar na reposição do espetáculo e foi por isso que vimos, além de Górgia, os atores Conceição Loureiro, Gonçalo Ferreira, Paula Granja e Rita Martins.

Já a atriz Carla Vasconcelos mostrou a foto de grupo, onde se vê também Susana Arrais, com uma dedicatória especial: “Para o João Ricardo.”

Fotos: Redes Sociais