Saúde & bem-estar

Natural Cycles: A app que ajuda a controlar o período fértil

Agora é mais fácil controlar o seu período fértil. Duas físicas suecas criaram a Natural Cycles, uma aplicação para smartphones que lhe indica os dias mais e menos férteis, através de uma simples medição de temperatura.

A App ajuda as utilizadoras a identificarem os dias mais e menos férteis do ciclo menstrual, usando estatística analítica. Basta medir todas as manhãs, ao acordar, a temperatura corporal, fazer o log in e registar o valor na aplicação. Quanto mais informação estiver registada na aplicação, mais eficaz e precisa é a análise. No calendário, algumas datas aparecerão a verde, indicando que é um dia seguro, e a vermelho, apontando que é um dia fértil.

“Pode ser muito difícil para uma mulher verificar a olho os dias férteis. Desenvolvemos um algoritmo que analisa os dados de modo a que uma mulher não tenha que saber ‘o que significa se a temperatura vai para cima ou para baixo?’”, explicou Raoul Scherwitzl, CEO e cocriador da Natural Cycles.

Segundo o responsável, os dias indicados a verde são 99% seguros. Se a aplicação não tem a certeza, ou se não tem data suficiente para dar parecer, o dia será marcado como “vermelho”. Porém, os especialistas aconselham que é muito cedo para tirar conclusões sobre a eficácia da aplicação, sem comprovações científicas.

Natural Cycles já está disponível. Custa 69 euros por ano e a subscrição vem com termómetro grátis.