Atualidade

Maria João Pinho: uma atriz de muitas facetas

No cinema, no teatro ou na televisão ninguém parece ficar indiferente ao talento de Maria João Pinho, que é considerada uma das atrizes mais versáteis da sua geração. Curiosamente, ninguém diria que a representação surgiu por acaso. “Estava a estudar Animação e Produção Artística, em Bragança, quando me juntei ao grupo de teatro de estudantes e foi uma mudança na minha vida”, contou.

A atriz mudou de curso e também de cidade, deixou Bragança, e foi para o Porto estudar representação. Depois, como se costuma dizer, o resto é história. Aos 36 anos, pode ser dito que Maria João Pinho conseguiu a sua consagração enquanto atriz, embora já ande nestas lides há muito tempo. Ao fim de sete anos afastada da televisão (tendo apenas feito algumas participações em séries como “Maternidade” e “Liberdade 21” durante este período) integrou o elenco fixo de “Mar Salgado”, na qual dá vida à perturbada Amélia, uma personagem que tem feito sucesso entre os portugueses. “As pessoas abordam-me na rua e dizem que sou mazinha. Mas não tenho nada a ver com a Amélia, de todo”, referiu.

JMO_4560

Apesar da exigência emocional da personagem, agora que o projeto chegou ao fim, Maria João confessou que vai sentir falta da novela: “Trabalhamos durante um ano com uma equipa excepcional, é claro que vou ter saudades”.

Outra personagem de sucesso e que foi um desafio para a atriz foi a Condessa de Gouvarinho no filme de João Botelho “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, a partir da obra de Eça de Queiroz, que valeu, este ano, a Maria João Pinho o Prémio Sophia como Melhor Atriz Secundária e uma nomeação a um Globo de Ouro. “Ela é uma mulher muito à frente para a sua época, por isso foi muito divertido interpretá-la. Além disso, foi um privilégio fazer o filme e foi muito gratificante”.

Com participações em várias novelas e séries televisivas, como “Mistérios de Lisboa”, “Conta-me como foi”, “A Vida Privada de Salazar” e “Bem-Vindos a Beirais”, e com várias peças de teatro no currículo, como “O Regresso a Casa” e “A Morte de Danton”, a atriz diz gostar das três artes por igual.

“Eu tenho três amores: cinema, teatro e televisão. São os três diferentes e tenho uma paixão por cada um deles”, assegurou a artista, que é natural de Teamonde (Carregosa), aldeia onde viveu até aos 25 anos.

Após o fim das gravações da novela da SIC, a atriz planeia descansar e viajar. “Com a Amélia fui mesmo ao limite”, explicou.

O destino de férias ainda não está escolhido, mas Maria João diz que quer usufruir do sol e ainda não tem data de regresso ao trabalho.

JMO_4562

Fotos: José Gageiro