Atualidade

Jogo de invocar demónio “Charlie” torna-se viral nas redes sociais

Nos últimos dias surgiu uma nova moda na internet, que consiste em “invocar espíritos”. A brincadeira envolve um suposto demónio mexicano chamado Charlie e tornou-se viral nas redes sociais, sendo mencionada por mais de 2 milhões de utilizadores do Twitter em apenas 48 horas, através da hashtag #CharlieCharlieChallenge.

O desafio Charlie Charlie (Charlie Charlie Challenge, no original) consiste em desenhar uma cruz numa folha de papel, escrever quatro possíveis respostas nos espaços — normalmente, “sim” e “não”. A pessoa deve então cruzar duas canetas ou lápis em cima da cruz e dizer “Charlie Charlie, estás aí”. Segundo alguns relatos, após alguns segundos uma das canetas ou lápis deverá mover-se sozinha, sinalizando a presença do suposto demónio mexicano Charlie. Então outras perguntas podem ser feitas.

No entanto, este tipo de jogo não é novidade. A ideia de invocar em conjunto um espírito é algo que as pessoas fazem para assustar a si mesmas há muitos anos.

O lápis a responder a comandos de uma possível presença sobrenatural pode ser explicado pelo fenómeno psicológico da pareidolia — quando a mente dá significado importante a estímulos, vagos, aleatórios ou insignificantes, como ver imagens nas nuvens, por exemplo.

A BBC investigou as origens mexicanas do Desafio Charlie Charlie e concluiu que ele não é baseado em nenhuma cultura do México.

Os vídeos que mostram pessoas a experimentar o desafio também se multiplicaram na internet.

Veja um exemplo: