Lifestyle

Quatro conselhos para melhorar o seu casamento

A escritora Louisa Kamps queria melhorar a relação com o seu marido. Por isso, foi à procura de respostas. Depois de consultar estudos, dados científicos e dicas médicas compilou tudo em apenas quatro sugestões fáceis e ao alcance de todos. A autora diz que desde que segue estes quatro conselhos que o seu casamento melhorou: “T e eu – enquanto nos abraçamos, falamos, fazemos sexo, tomamos conta um do outro como nunca – estamos mais fluidos e cooperativos enquanto casal”.

Veja os conselhos:

1 – Abraços de seis segundos

Ao acordar, antes de sair de casa, ao regressar a casa e antes de ir dormir. Acompanhados por pequenos sinais de afeto, como olhar nos olhos do seu parceiro entre uma tarefa e outra, estes abraços de seis segundos podem mesmo melhorar uma relação amorosa, “como um curso de água que corre ao longo do dia”, refere o psicólogo Stosny. De acordo com o especialista os homens sentem vergonha da sua inadequação em lidar com questões femininas. É por isso que reagem de forma mais agressiva quando as mulheres dão sinais de ansiedade ou angústia. Como forma de combater essa sensação de impotência masculina e de insatisfação feminina é a “conexão física”, através do abraço.

2 – Conversas de dez minutos

“Conversem sobre tudo o que existe, exceto sobre filhos, tarefas domésticas e responsabilidades”, aconselha Terri Orbuch, que escreveu o livro “Cinco Passos Simples para Levar o seu Casamento de Bom para Ótimo”.

Depois de estudar vários casais nos anos oitenta, Orbuch concluiu que os casais mais felizes tinham noções muito claras da vida emocional dos seus parceiros, permitindo-lhes atravessar fases mais complicadas, como o desemprego. Por isso, se mantiver estas conversas descobrirá muito daquilo que vai pela mente do seu parceiro.

Além disso, nutrir interesses e amigos diferentes também pode contribuir para aumentar o sentido de confiança e diminuir a dependência emocional de um casal.

3 – Sexo honesto

Esta dica vem de Paula Szuchman e de Jenny Anderson, duas conceituadas psicólogas: pare de fazer comparações, torne-se ativo na tomada de decisões e não tenha receio de ser transparente com o seu parceiro.

Deve dizer ao seu marido ou à sua mulher o que deseja e quando deseja “para evitar aquela estranheza de pedir ou recusar sexo”. Algum do mistério e imprevisibilidade pode até desaparecer, mas mais vale assim “quando os recursos são limitados”, entre eles “tempo, energia e dinheiro”.

4 – Ser doce e gentil

De acordo com John Jacobs, que escreveu “Tudo o que Precisa é de Amor e outras Mentiras sobre o Casamento”, o estado mental de uma pessoa pode afetar a mente do seu parceiro a partir das mais pequenas interações.

Assim, seja doce com o seu marido ou mulher. Quando chegar a casa reflita sobre o que quer dizer e como quer demonstrar o que sente.