Atualidade

Porto derruba troika alemã

Contra tudo e contra todos esta quarta-feira, 15 de abril, o FC Porto honrou a final de Viena de 1987, contra o mesmo Bayern Munique. Com casa cheia, a equipa azul e branca venceu por 3-1 os alemães de Pep Guardiola, no Dragão, levando uma vantagem significativa para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Frente a um adversário aparentemente superior, os pupilos de Julen Lopetegui provaram de que é feita a mística e quem manda no Estádio do Dragão, conseguindo somar vantagem logo nos primeiros dez minutos do encontro, com um “bis” de Ricardo Quaresma que festejou o primeiro tento, marcado através de uma grande penalidade, como anunciando que vem aí o terceiro filho. Os bávaros reduziram ao fim de meia hora de jogo por intermédio de Thiago Alcântara, assustando os adeptos portistas que foram incansáveis durante toda a partida, apoiando o clube luso rumo ao objetivo: mais uma final europeia, desta vez em Berlim.

A segunda parte reforçou a superioridade portuguesa, mostrando que não há jogos ganhos de antemão. Perante o melhor guarda-redes do mundo, Manuel Neuer, Jackson Martínez não se intimidou após passe de Danilo, fintou o defesa, driblou o guardião germânico rematando sem perdão para o fundo da baliza. Era o terceiro golo e o delírio na Invicta.

Agora faltam apenas 90 minutos em território adversário, no próximo dia 21 de abril, no Allianz Arena, para ficar mais perto dos quartos de final. Enquanto isso, por cá, o plantel presidido por Pinto da Costa mantêm-se na luta pelo título nacional.

Fotos: José Gageiro