Saúde & bem-estar

Caso de meningite leva a rastreio de 90 crianças

O diagnóstico de meningite num menino de cinco anos levou ao rastreio e tratamento de cerca de 90 crianças e profissionais de um infantário de Bragança. O caso surgiu no jardim-de-infância do Centro Escolar de Santa Maria e de imediato foram tomadas medidas de prevenção do contágio e esclarecimento, como adiantou à “Lusa” Inácia Rosa, delegada de saúde coordenadora da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

A delegada de saúde explicou que a meningite é causada por uma bactéria que se transmite, não através do ar, mas através da saliva ou objetos: “Há pessoas que são portadoras e que convivem perfeitamente coma bactéria. De um momento para o outro pode tornar-se patogénica e é aí que se pode transmitir”. Segundo a responsável, é muito mais frequente nas crianças e mais rara nos adultos. As medicações e os meios disponíveis atualmente fazem com que as sequelas não sejam tão frequentes como antigamente, garantiu.

A criança afetada “está estável e a evoluir favoravelmente”, segundo as últimas informações recolhidas pela delegada de saúde.