Cultura

Palácio do Bolhão devolvido ao Porto

O Palácio do Bolhão foi inaugurado no Dia Mundial do Teatro – celebrado na sexta-feira, dia 27-, após nove anos de obras e um investimento de 2,8 milhões de euros para acolher a Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE), que se reapresenta ao Porto com “Édipo”.

A poucas horas de subir ao palco para interpretar, juntamente com mais uma dúzia de atores, a peça “Édipo”, encenada por Kuniaki Ida, o diretor da Academia Contemporânea do Espetáculo António Capelo desabafou: “Esta luta custou-nos mais de duas décadas e foi tão dura que às tantas chegamos a acreditar na lenda da maldição do Teatro do Bolhão”.

O responsável referia-se ao facto do espaço – um Monumento de Interesse Público, localizado na Rua Formosa, centro do Porto – ter sido submetido a uma empreitada “longa” e “difícil” que o retira do “abandono” e do “esquecimento”.

O Palácio do Bolhão, que inclui um auditório construído nas traseiras do edifício principal, foi reconstruído com investimento comunitário e contributos da Câmara do Porto, do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Cultura e de mecenas anónimos e empresariais. “Este é, sob qualquer prisma um excelente exemplo. O exemplo de que a responsabilidade do exercício de cargos públicos nos deve obrigar a não descontinuar projetos estruturantes apenas porque mudou o ciclo político ou apenas porque sim. Sempre que o Porto conseguiu fazê-lo, envolvendo-se em projetos capazes de gerar consensos apartidários e transversais a mandatos e protagonistas, a obra nasceu e vingou”, afirmou Rui Moreira.  A inauguração contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Além de “Édipo”, que permanece em cena até 4 de abril, a programação do Palácio do Bolhão segue de 8 do mesmo mês a 17 de maio com “A Revolução Dos que Não Sabem Dizer Nós”. “Começar a Acabar”, de Samuel Beckett, cuja encenação é de João Lagarto, apresenta-se de 15 a 25 de maio, e “Almas Mortas” completa esse mês, estendendo-se até 14 de junho.

Fotos: Câmara Municipal do Porto