Saúde & bem-estar

OMS quer combater consumo de alimentos ricos em açúcares camuflados

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a redução do consumo de açúcares livres ou escondidos em produtos como o ketchup e bebidas gaseificadas, por adultos e crianças, para combater a obesidade e as cáries dentárias.

De acordo com a OMS, esses açúcares devem representar apenas 10 por cento da ração energética diária da população, em todas as fases da vida. Esses 10% são equivalentes a 50 gramas de açúcar ou 12 colheres de café.

A organização recorda que uma grande parte dos açúcares consumidos atualmente está “escondida” nos alimentos que não são considerados doces. Por exemplo, uma colher de sopa de ketchup representa quatro gramas de açúcar escondido e uma lata de gasosa doce pode conter até 40 gramas de açúcar escondido, ou seja, 10 colheres de café.

A OMS defende uma melhor etiquetagem dos alimentos, informando sobre o teor de açúcares escondidos, o que pode permitir reduzir o seu consumo.

Além disso, serão necessárias menos “campanhas publicitárias com crianças como destinatários, para produtos alimentares ou bebidas não-alcoólicas com alto teor de açúcares camuflados.

A organização recomenda igualmente aos seus países membros “que iniciem o diálogo com as indústrias agroalimentares para que estas reduzam os açúcares escondidos na composição dos seus produtos”.