Cultura

Jay-Z lança serviço de música online

O rapper acaba de lançar um novo serviço de música online: o Tidal. A plataforma, que tem acesso exclusivamente pago, promete audio com qualidade superior ao do rival Spotify, e tem o apoio de grandes nomes da indústria como Kanye West, Beyoncé, Chris Martin e Rihanna, Além disso, marca o regresso de Taylor Swift à internet, depois da cantora ter retirado todo o seu catálogo do Spotify.

Entre as armas do Tidal para competir com serviços do género, como Spotify, Rdio e Deezer, estão um acervo de 25 milhões de músicas e 75 mil vídeos e entrevistas exclusivas com artistas. O aplicativo para iOS e Android terá as funções de identificar canções que estejam a tocar no ambiente e dá a possibilidade de ouvir músicas mesmo sem ligação à internet.

Ao contrário do que acontece com outros serviços do género, que oferecem uma modalidade gratuita, o Tidal será exclusivamente pago. O serviço está disponível em Portugal e oferece um serviço único de subscrição por 13,99 euros, que permite ouvir sem restrições 25 milhões de temas.

Numa altura em que muitas personalidades da música reclamam por não serem devidamente compensados pelos direitos digitais das suas músicas, o Tidal é propriedade de artistas e tem acordos com todas as grandes editoras.

tidal