Saúde & bem-estar

Frankie: o cão que deteta o cancro

Frankie, é um pastor alemão foi o centro das atenções na reunião da Sociedade de Endocrinologia dos EUA, em San Diego. O cão foi treinado pelos investigadores norte-americanos e detetou, através do cheiro da urina, cancro da tiroide em pessoas que não tinham sido diagnosticadas com a doença. O animal atingiu uma elevada taxa de sucesso, tendo conseguido diagnosticar corretamente 88% das amostras de 34 pessoas.

Donald Bodenner, autor principal do estudo e especialista na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Arkansas, na área de endocrinologia oncológica, defende que o faro canino pode ser um bom aliado dos médicos: “Os cães poderiam ser utilizados pelos médicos para detetar casos de cancro da tiroide em estadios iniciais”.

Porém, realçou que este é apenas um suporte ao diagnóstico. As ferramentas e procedimentos médicos não podem ser substituídas pelo faro canino. Até porque a precisão do cão é inferior a uma biópsia.

Frankie recebeu treino para reconhecer o odor libertado pelo o tecido da tiroide de pacientes com cancro. Foram extraídas amostras de diversos pacientes, para que o pastor alemão pudesse familiarizar-se com o cheiro. Depois, o cão cheirou 34 amostras de urina de pessoas que ainda não tinham sido sujeitas a biópsias. em 15 delas detetou cancro, sendo que nas restantes a resposta de Frankie foi negativa.

Apesar da taxa de sucesso há respostas por esclarecer. Se o cheiro da urina “avisa” o cão de que estamos na presença da doença, significa que algum composto é libertado na urina.