Saúde & bem-estar

Comer amendoins com frequência faz bem ao coração

Consumir amendoins, mesmo em pequenas quantidades, ajuda a reduzir a mortalidade causada por problemas cardiovasculares. Esta é a conclusão de uma pesquisa, que confirma trabalhos anteriores com resultados semelhantes.

De acordo com os autores do estudo, divulgado na revista “JAMA” da associação médica nos EUA, os amendoins estão vinculados a uma diminuição da mortalidade geral entre 17% e 21% e uma diminuição de 23% a 38% das disfunções por doenças cardiovasculares.

A pesquisa baseou-se nos resultados de 70 mil indivíduos brancos e negros dos EUA e de 130 mil chineses em Xangai. A maioria dos participantes pertencia a estratos sócio-económicos baixos. “No nosso estudo, constatamos que o consumo de amendoim coincidiu com uma diminuição da mortalidade geral, especialmente aquela causada por doenças cardiovasculares em populações negras e brancas norte-americanas, assim como entre chineses de ambos os sexos”, afirmou Hung Luu, epidemiólogo da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt e principal autor do trabalho.

Como este fruto seco é bem menos oneroso e mais acessível que as nozes, reforçar o seu consumo pode ser uma maneira económica de melhorar a saúde cardiovascular das populações. “Estes dados vêm de estudos epidemiológicos e não de provas clínicas controladas. Por isso, não estamos seguros em afirmar enfaticamente que o consumo de amendoins reduz a mortalidade”, referiu William Blot, do Centro de Pesquisas sobre o Cancro de Vanderbilt e co-autor do estudo.

O amendoim (sem adição de sal) é rico em nutrientes e contém ácidos gordos não-saturados, fibra, vitaminas e antioxidantes.