Saúde & bem-estar

Ser otimista faz bem ao coração

Pessoas otimistas têm uma melhor saúde cardiovascular, segundo um estudo publicado na “Health Behavior & Policy Review”. A pesquisa constatou que os otimistas possuem duas vezes mais hipóteses de terem uma saúde cardiovascular ideal em comparação com os pessimistas.

O estudo contou com a participação de 6.000 pessoas que foram acompanhadas durante onze anos. Os pesquisadores verificaram a saúde cardiovascular dos participantes através de medição e análise da pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC), glicose, colesterol, dieta, atividade física e tabagismo. A cada fator positivo, atribuíam uma pontuação para o indivíduo, que variava de 0 a 2. Os participantes também fizeram testes que mediam saúde mental e física e nível de otimismo.

De acordo com os autores da pesquisa, a pontuação da saúde aumentava conforme o grau de otimismo. As pessoas que tinham uma visão mais positiva da vida (e das suas doenças) foram as que tiveram as pontuações mais altas.

Os otimistas também se mostraram mais ativos fisicamente, menos propensos ao tabagismo, mais magros e com melhores taxas de açúcar e colesterol no sangue.

otimismo