Atualidade

Portugal em alerta amarelo devido ao frio

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 6h00 de sábado devido à previsão de valores baixos das temperaturas mínimas, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA a temperatura vai estar abaixo dos valores normais para a época do ano, em particular a temperatura mínima nas regiões do litoral, onde os valores vão descer abaixo dos 4 graus Celsius. Nas regiões do interior a temperatura mínima deverá ter valores entre 1 grau e -5.

Já a temperatura máxima deverá registar valores entre os 10 e 14 graus, sendo abaixo de 8 na Beira Alta e Trás-os-Montes.

A previsão de tempo frio e seco para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a lançar também um alerta, recomendando à população especial cuidado com o perigo das intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, com o piso escorregadio e acumulação de neve ou gelo.

Além disso, aconselhou a que se tenha atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

frio