Atualidade

João Seabra: a fazer rir há mais de uma década

Foi em 2002 ao participar no 1º Festival de Standup em Braga que as portas do mundo do espetáculo se abriram para João Seabra, este evento levou a que fosse convidado para participar no “Levanta-te e Ri” e depois nunca mais parou.

Para trás ficaram os computadores – é formado em Matemática e Ciências de Computação – e começou a percorrer a estrada para levar o humor a todos os cantos de Portugal. “As coisas surgiram por acaso e quando percebi que podia ser profissional decidi ir por esse caminho. Não me arrependo da decisão e nunca pensei chegar onde cheguei”, confessou.

JMO_Joao Seabra

João Seabra, de 43 anos, não tem receio de enfrentar o público sozinho. “As pessoas quando vão ver um espetáculo de comédia já estão predispostas a rir. Mas é claro que temos mais responsabilidade quando trabalhamos sozinhos”, referiu à Move Notícias, que assistiu à performance do humorista no Casino de Espinho, no último fim de semana.
Além do “Levanta- te e ri”, passou por outros programas, nomeadamente pelo “Bolhão Rouge” do Porto Canal, e lamenta que os programas de humor tenham sido excluídos da televisão portuguesa: “Todos os canais são muito iguais, os programas da tarde dos números de telefone, as novelas e os reality shows… não há mais nada. Apesar de tudo, o humor continua a ser a arte pobre e pensam que é fácil. Como em todas as outras áreas há um trabalho, é preciso aprender e além disso há que ter o dom”.

JMO_5301 copy

João Seabra não tem dúvidas que se “banalizou” a profissão. “Surgiram muitos humoristas, mas nem tudo é bom. Há muita gente a vender gato por lebre”, opinou. Criar um espetáculo não é fácil, mas é desafiante: “Há alturas em que as ideias surgem muito facilmente, outras vezes não surge nada. Mas é muito bom olhar em volta e estarmos atentos ao que se passa ao nosso redor”.

Além dos espetáculos pelo país, o humorista viaja pelo mundo para fazer rir as comunidades portuguesas.

João Seabra 1

Fotos: José Gageiro