Atualidade

Funeral da atriz Maria Zamora envolto em indignação

Maria Zamora, que foi encontrada morta segunda feira (23), era perseguida por um ex-namorado. As cerimónias fúnebres realizaram-se hoje, em Macedo de Cavaleiros, terra-natal da atriz. O ambiente era de muita tristeza, mas também de indignação.

Uma fonte ligada à família da atriz de “Jardins Proibidos” contou à Move Notícias que Maria sofreu “as passas do Algarve” quando se apaixonou por um homem que se “dizia engenheiro”, mas que Maria ultimamente desconfiava ser mentira.

“A Dina – como era tratada pelos amigos – andava a fugir do ex-namorado. Ela foi vítima de violência doméstica e apresentou queixa na polícia”, revelou a mesma fonte, que preferiu manter o anonimato.

O ex-namorado, que tem cadastro por agressão a outras mulheres, chegou a acompanhá-la a Macedo de Cavaleiros: “Era um lobo em pele de cordeiro. Até ganhar confiança nunca deixou cair a máscara”.

O homem até ajudava na empresa de flores dos pais de Maria e “houve desvios de dinheiro da empresa por parte dele”. Esteve pela última vez em Macedo de Cavaleiros em agosto do ano passado: “Eles terminaram a relação depois disso, em outubro ou novembro”.

As causas da morte da atriz continuam por explicar, mas aponta-se para suicídio. “Tinha falado com ela há poucos dias e disse-me que estava bem, até tinha um projeto novo”, acrescentou outra figura transmontana, ainda sem acreditar no desfecho que teve a vida da amiga.

Divorciada e sem filhos, Maria é descrita pelos amigos como uma pessoa “doce, bem-disposta, alegre e de uma bondade extrema”.

Estas declarações vão de encontro ao que a realizadora Raquel Freire, também amiga de Maria Zamora, tinha escrito no Facebook. “(A Maria) Merece todo o nosso respeito, admiração e questionamento sobre como é que a nossa sociedade trata as mulheres quando elas são vítimas de violência”, lê-se na rede social. Visivelmente abalada, a realizadora deixou ainda uma promessa: “Prometo-te que quando voltar a Portugal vou saber do processo contra a besta que te andou a fazer mal, ele será responsabilizado. Não serás esquecida, Maria”.