Lifestyle

Wine House Hotel da Quinta da Pacheca ganha distinção internacional

O The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, situado na Região Demarcada do Douro, em Cambres (Lamego), foi distinguido na categoria de “Alojamento” no concurso mundial “Best of Wine Tourism 2015”.

O prémio, revelado no final de 2014, integra a reputada competição promovida anualmente pela “Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals”, que agrega as 10 principais regiões vinhateiras de todo o mundo e constitui, por isso, uma prestigiada e importante chancela de qualidade.

Conjugando a imagem moderna e avant-garde com sobriedade e elegância, o The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca está instalado numa casa típica do século XVIII, que foi toda restaurada com respeito pela arquitectura original. Ali se mantém vivo o espírito familiar da quinta, até no mobiliário e no conforto proporcionado pelos 15 quartos únicos entre si, tendo a vinha e o vinho um papel de destaque primordial que o selo de qualidade “Best of Wine Tourism 2015” veio agora reconhecer.

Provas explicadas e cursos de vinhos, ‘wine shop’, passeios, eventos, ‘workshops’ de cozinha e turismo ‘à la carte’, incluindo passeios de barco, de comboio, de helicóptero ou pedestres, são algumas das actividades disponibilizadas por esta unidade de enoturismo da Quinta da Pacheca.

Sendo uma das mais conhecidas propriedades do Douro, é também um dos mais afamados produtores de vinho, tendo sido mesmo um dos primeiros a engarrafar com a sua própria marca, havendo referências à quinta que datam de 1738.

Remodelada em 1916 com a construção de novos lagares e armazéns, onde ainda hoje são vinificados os tintos da Pacheca, fruto de produções anuais limitadas de Vinhos do Douro D.O.C. e Vinhos do Porto somente de categorias especiais.

A propriedade, de 57 hectares que se estendem até ao Rio Douro, iniciou um novo ciclo de desenvolvimento em 2013, altura em que foi adquirida pelos empresários Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, passando então a integrar um moderno e dinâmico grupo empresarial. A nova equipa aposta no reforço da qualidade dos vinhos e na dinamização do The Wine House Hotel, um dos seus ex-libris e uma das mais conhecidas unidades de ‘turismo de charme’ do Douro, agora alvo de distinção internacional.

“Além de orgulho, esta distinção enche-nos de satisfação por vermos reconhecido o nosso empenho, não só pela qualidade da oferta do nosso enoturismo, mas também pela promoção do turismo gastronómico e enológico desta região”, afirma a administração da Quinta da Pacheca.

A “Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals” é formada por 10 cidades/regiões de todo o mundo, que partilham um património económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas reconhecidas internacionalmente. Trata-se da única rede deste tipo que abarca os designados “Velho” e “Novo” mundo do vinho, tendo por objectivo a promoção dos intercâmbios turísticos, de educação e de negócios entre as internacionalmente conhecidas regiões vinícolas de Porto (Portugal), Bilbao/Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo/Cape Winelands (África do Sul), Christchurch/South Island (Nova Zelândia), Florença (Itália), Mainz/Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), São Francisco/Napa Valley (EUA) e Valparaiso/Casablanca Valley (Chile).