Cultura

Morreu pioneiro da música eletrónica Edgar Froese

O músico alemão Edgar Froese, fundador e líder da banda Tangerine Dream, morreu subitamente na terça-feira (20) em Viena, aos 70 anos, de uma embolia pulmonar, anunciou o seu filho e colaborador Jerome Froese.

Os restantes membros dos Tangerine Dream divulgaram sexta-feira um comunicado em que lembram que Edgar Froese lhes disse um dia que “não há morte, há apenas uma mudança do nosso endereço cósmico”. Uma possibilidade que “os reconforta um pouco”.

Formado em escultura, Edgar Froese acabou por entrar na área da música, e chocou o mundo no início dos anos 1970 por usar sintetizadores para criar um tipo de música minimalista que nada tinha a ver com a atmosfera musical dominada pelo rock, na época.

Froese nasceu em junho de 1944 na cidade russa de Sovetsk, e estudou em Berlin ocidental, num ambiente cultural alemão cosmopolita de pós guerra, sem grande apego à identidade do país.

O grupo Tangerine Dream viria a assinar contrato pela Virgin Records, que lhe deu liberdade total para gravar o primeiro disco, em 1974, intitulado “Phaedra”, que se tornou um ícone da música eletrónica.

Edgar Froese

 

Wikipédia