Saúde & bem-estar

Fumar e beber regularmente mata 35% das bactérias da boca

O consumo regular de álcool e tabaco pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde bastante conhecidos, como o cancro e a cirrose, mas investigadores mostraram que estas duas drogas também vitimam centenas de espécies… de bactérias da boca.

Quem é fumador perde cerca de 35% da biodiversidade bacteriana bucal (que pode chegar a 700 espécies diferentes de micróbios). Já quem consome bebidas alcoólicas e fuma fica sem 20% das espécies da flora da boca, mostra uma análise realizada por especialistas do centro de Cancro A.C. Camargo, no Brasil, e da Universidade de São Paulo.

Este cenário pode revelar-se preocupante porque, assim como ocorre no intestino, a presença de uma comunidade saudável de bactérias na boca ajuda provavelmente a proteger essa parte do corpo.

As bactérias “boas”, por exemplo, ajudariam a manter sob controlo micróbios prejudiciais ou produziriam substâncias benéficas para a boca.

Com o desequilíbrio causado pelo consumo frequente de álcool e tabaco, a biodiversidade alterada de bactérias poderá acelerar os problemas de saúde ligados a essas drogas, favorecendo o aparecimento de tumores na boca, por exemplo.

fumar