Saúde & bem-estar

Tosse de fumador pode esconder doença grave

Especialistas do Reino Unidos estão a alertar os fumadores para não ignorar sintomas aparentemente inofensivos, como a tosse, pois podem indicar uma doença grave.

Na nova campanha do Departamento de Saúde Pública do Reino Unido, é feita uma advertência aos fumadores para os riscos de doenças incapacitantes, como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Esta enfermidade, que estreita as vias aéreas, pode fazer com que as pessoas tenham grande dificuldade para realizar tarefas simples, como subir escadas.

Os especialistas dizem que fumadores geralmente ignoram os sinais precoces da doença ao minimizá-los como “tosse de fumador”.

As estatísticas mostram que o problema atinge mais de 1 milhão de pessoas na Inglaterra – em cada 10 casos, nove são causados pelo cigarro. Os sintomas típicos incluem falta de ar durante a prática de atividades físicas, tosse persistente e infeções respiratórias frequentes.

Embora não haja cura, há ações importantes que podem ser colocadas em prática para reduzir os danos provocados pela doença. Deixar de fumar, praticar exercícios físicos específicos e tomar medicações que podem reduzir a progressão da doença são algumas recomendações.

Para Sally Davies, conselheira de saúde pública, é fundamental que a população reconheça a gravidade do problema e que tenha em mente que o mais importante é deixar de fumar: “A melhor coisa que um fumador pode fazer para reduzir as hipóteses de desenvolver essa doença devastadora e prolongar sua vida é deixar de fumar”.

Tópicos: