Lifestyle

Facebook usado como prova em processos de divórcio

As publicações que as pessoas fazem no Facebook têm sido utilizadas, em tribunal, em casos de divórcio.

Lake Legal, uma firma de advogados sediada em Leeds (Reino Unido), afirmou ao jornal “Daily Mail” que esta rede social foi citado em mais de um terço dos seus casos de divórcio, mais precisamente 66 em 200.

Isto porque o Facebook acaba por dar provas de infidelidade, novos relacionamentos, ajuda a localizar as pessoas e até regista a sua situação financeira desde compras de carros a marcações de férias.

“As redes sociais fazem um registo contínuo das nossas vidas. Partilhar fotografias e publicações, e por vezes a localização, dá um registo das actividades diárias, que depois podem utilizadas em tribunal”, explicou Lyn Ayrton, sócia da firma.

Em muitos dos casos analisados pela Lake Legal, as pessoas utilizavam o Facebook para entrar em contacto com ex-namorados ou para publicarem informações que contradiziam afirmações sobre a situação financeira. Por exemplo, se alguém faz publicações no mundo virtual sobre um emprego novo ou planos para as próximas férias, isso pode significar que mentiram sobre se tinham dinheiro ou não no mundo real. “No mínimo, pode pôr em causa a sua credibilidade”, acrescentou Aderton.

A advogada recorda mesmo um caso de uma pessoa ter dito que estava solteiro, mas no Facebook publicou uma mensagem a convidar para uma festa na casa que partilhava com o namorado.

facebook