Atualidade

Vídeo: Autor de atentado contra João Paulo II pôs flores no túmulo do “papa de Fátima”

O turco Mehmet Ali Agca, o homem que tentou assassinar João Paulo II, depositou hoje flores no túmulo daquele papa, 31 anos depois de ter recebido a visita do então líder da igreja católica na prisão.

Este facto aconteceu 31 anos depois de João Paulo II o ter visitado na prisão, em Roma, para o perdoar pelo ataque a tiro, em 1981, que quase provocou a sua morte.

Mehmet Ali Agca tinha na altura 23 anos, quando alvejou o papa duas vezes, a curta distância, na Praça de São Pedro, com uma bala a atravessar o abdómen e outra a passar junto ao coração.

O turco chegou hoje a Roma e apresentou-se na polícia declarando a sua intenção de depositar flores no túmulo.

“Senti necessidade de fazer este gesto”, disse, de acordo com meios de comunicação italianos citados pela agência France-Presse.

Sob uma discreta escolta policial, Agca foi filmado pela agência de notícias ADNKronos a dizer uma oração ao lado do túmulo, após ter depositado um ramo de rosas brancas.

“Milhares de agradecimentos, Santidade”, afirmou, em italiano, acrescentando: “Este é um milagre que continua. O mistério de Fátima continua. Vida longa a Jesus Cristo”.

O homem já tinha pedido um encontro com o papa Francisco quando o pontífice visitou a Turquia, no mês passado, o que lhe foi recusado, assim como um pedido recente para uma audiência em Roma.

O motivo para o ataque de Agca, que passou quase três décadas em prisões em Itália e na Turquia, permanece um mistério. Inicialmente confessou ter atuado sozinho, mas depois afirmou que os serviços secretos da Bulgária e da União Soviética haviam orquestrado a tentativa de homicídio do papa polaco, devido às suas posições anti-comunistas.

Foto: Reprodução