Saúde & bem-estar

Passar demasiado tempo sentado é tão prejudicial como fumar

Estudos recentes apontam para um cada vez maior consenso quando se trata de comparar a ação “estar sentado” com os malefícios do tabagismo.

Passar muito tempo sentado significa deterioração e atrofiamento muscular. Aumenta o risco de contrair a diabetes tipo 2 e torna mais difícil a perda de peso, para quem estiver nessa situação. E se passar seis horas diárias sentado os pontos negativos aumentam. Após 10-20 anos sentados perdemos cerca de sete anos de qualidade de vida (sem questões de problemas de saúde associados). Acresce ainda o risco de morrer por doença de foro cardíaco, que aumenta para 64%, enquanto o risco de contrair cancro da próstata e da mama aumenta cerca de 30%.

O tempo que a maior parte das pessoas passa sentados é demasiado, muito por culpa do sedentarismo criado em torno das novas tecnologias e do melhoramento das condições e do ambiente de trabalho. Contudo, é possível combater o tempo que se passa sentado e contornar com pequenos gestos.

Por exemplo, dentro do local de trabalho poderá optar-se pelo uso das escadas em detrimento do elevador. Ou ainda fazer intervalos de cinco minutos a cada 40 minutos sentado. Além disso, é aconselhada a prática de exercício físico.

fumar