Off the record

Dânia Neto: uma atriz em ascensão

Aos 31 anos, a atriz algarvia já construiu uma carreira coerente na representação, sem grandes alaridos ou holofotes, mas sempre com vontade de aprender mais e “alargar os horizontes”.

Em televisão, Dânia Neto entrou em casa dos portugueses, pela última vez, como Benedita na novela da SIC “Sol de Inverno”, em breve, regressará “mas ainda é cedo para falar nisso”.

Terminado o projeto da estação de Carnaxide, estreou-se no cinema com “o remate de ‘Pátio das Cantigas’ e ‘Leão da Estrela'”. “Não posso falar muito sobre os personagens. No ‘Leão da Estrela’ a minha personagem é muito cómica e no ‘Pátio das Cantigas’ serei a D. Rosa, que é a mulher disputada pelos dois protagonistas. Esse filme vai ter coisas tão giras. Adorei trabalhar com o Leonel Vieira e os filmes estão adaptados à nossa realidade atual”, conta à Move Noticias, entusiasmada com a experiência.

Recentemente, Dânia também subiu ao palco do Teatro da Trindade, em Lisboa, onde até domingo deu vida a Dorimena na peça “Casados à força”, uma desconcertante comédia de Moliére. “Foi um mês e uma semana muito intenso, com casa quase sempre esgotada e foi muito bom”, reconhece a protagonista.

Com o fim do espetáculo, chegaram as férias. Paris e Londres são os destinos para onde partiu esta terça-feira, 9 de dezembro, na companhia do namorado, o empresário Marcelo Resende. A relação dura já desde o início do ano, mas Dânia não se descai em pormenores que comprometam a privacidade. Aliás, questionada sobre o amor, responde apenas que “o coração está ótimo”.

Dania Neto t

Com a agenda livre até ao início de 2015, ficará duas semanas fora: “Regresso no dia 20 para festejar o Natal. Ainda não tive oportunidade de conhecer Paris e, nesta época do ano, acho que deve ser lindo. Vou com muita vontade de descansar e passear também. Vou conseguir complementar a parte cultural, com o passeio e o descanso. Além disso, estou super entusiasmada porque vou à Disneyland. Nunca fui e dizem-me que é fantástico. Já tenho os guias com tudo assinalado dos sítios que quero conhecer”.

O Natal será “em Lisboa e em família”. “Nos outros anos era sempre uma grande confusão porque viajava para o Algarve para passar com a família que lá tenho. Acabava por não desfrutar, porque estava a gravar a novela e chegava de véspera… Era muito cansativo, por isso este ano decidi que era em Lisboa”, antevê.

No próximo ano, “gostava de ter novas experiências e ter oportunidade de experimentar outros mercados. Não quero emigrar, mas passar uma temporada fora e depois voltar. Gostava de trabalhar com pessoas novas”, atira, em jeito de desejo.

No passado fim de semana, Dânia esteve no Porto para a inauguração do espaço “Carter N1 by  Le Miserable”, ao qual empresta a imagem. ” No ano passado fotografei para a marca. Gosto também da sua parte humanitária, Fé no Futuro, que ajuda pessoas carenciadas. É uma marca de que gosto bastante, acho que se adapta a qualquer pessoa. Acho as frases muito giras e a forma livre como eles se expressam. Pode abranger várias faixas etárias e várias classes sociais”, explica, exprimindo o próprio estilo.

Portuguesa com ascendência venezuelana, Dânia Neto lançou-se na vida profissional por meio da moda, tendo feito vários trabalhos de publicidade, mas foi pelos trabalhos na televisão que se destacou, com variadas participações em novelas, séries e registos variados, mostrando-se à vontade quer nos papéis cómicos como nos dramáticos.

Dania N

Fotos: Move Noticias