Atualidade

As selfies de 2014

O ano de 2014 foi sem dúvida o ano das selfies. A palavra selfie foi mencionada 92 milhões de vezes em publicações do Twitter – 500% mais que em 2013. Tirar fotografias a si próprio tornou-se moda muitas selfies andaram na “boca do mundo”.

Ellen Oscares

A selfie internacional mais conhecida é a de Ellen Degeneres, na cerimónia dos Óscares, em Hollywood, nos EUA. A fotografia da apresentadora norte-americana foi a publicação mais partilhada no Twitter (500 milhões de vezes).

Daniela Ruah imitou a famosa selfie de Ellen DeGeneres da noite dos Óscares e também fez uma, mas com o elenco da série “Investigação Criminal: Los Angeles”.

daniela-ruah-580x574

Poucas semanas depois da fotografia dos Óscares fazer sucesso, o apresentador Jimmy Kimmel decidiu conceber algo do género e tirou uma selfie com o antigo presidente Bill Clinton, a mulher, Hillary Clinton e a filha, Chelsea Clinton, após uma entrevista.

Jimmy Kimmel Clinton

Também Oprah Winfrey decidiu juntar-se ao fenómeno fotográfico e, em fevereiro, tirou a sua primeira selfie com o ator britânico Idris Elba.

oprah

O Mundial de Futebol foi dos eventos mais falados no Twitter e as selfies estiveram fortemente presentes. A fotografia tirada pelo jogador alemão Lukas Podolski com a chanceler Angela Merkel, durante a celebração do título mundial, foi uma das mais populares da rede social com mais de 600 milhões de partilhas.

Merkel

Outra selfie que deu que falar foi a que a rainha Isabel apareceu a sorrir numa fotografia de duas jogadoras de hockey australianas, Jayde Taylor e Brooke Peris.

selfie rainha Isabel II

Mas a monarca inglesa não foi o único membro da realeza a fazer sucesso com as selfies. A rainha de Espanha, Letizia, aceitou tirar uma foto com duas jovens, que se cruzaram com ela num cinema de Madrid. Rapidamente a selfie tornou-se viral nas redes sociais.

Letizia-Selfie-580x437

O príncipe Carlos Filipe da Suécia é aventureiro e provou que não tem medo de alturas, ao tirar uma selfie a 30 metros de altura.

Carlos-Filipe2-580x870

A selfie que juntou Cristiano Ronaldo e Justin Bieber também alcançou muito sucesso nas redes sociais.

Bieber CR7

Por cá, o presidente da República,  Aníbal Cavaco Silva, tirou uma selfie que teve sucesso instantâneo nas redes sociais porque o fez ao lado da Seleção Nacional Portuguesa.

Selfie Cavaco jogadores

Os atores portugueses também não resistiram a emitar a selfie de Ellen DeGeneres.

Nicolau

A selfie de Jorge Jesus com a equipa do programa “Melhor que Falecer”, com Ricardo Araújo Pereira como protagonista, também fez furor.

selfie-jorge-jesus-580x435

Também houve selfies que geraram controvérsia. Como é o caso da rapariga que tirou uma selfie no campo de concentração de Auschwitz, a sorrir. Mais tarde, Breanna Mitchell viu-se obrigada a explicar que a sua felicidade se devia ao facto de ter estudado a história do Holocausto com o pai, que faleceu antes que pudessem visitar esse local histórico.

Selfie-Auschwitz-580x325

Outra selfie que deu muito que falar foi a de George Kourounis, que resolveu mostrar o seu trabalho diário aos seguidores no twitter, publicando uma selfie num vulcão em erupção.

Selfie George Kourounis