Atualidade

Rei Carlos Gustavo diz que não vai abdicar do trono

“Não vou abdicar”, foi desta forma que o rei da Suécia respondeu aos rumores que garantiam que Carlos Gustavo, de 68 anos, estava pronto para renunciar ao trono a favor da filha, Victoria. “Enquanto estiver em forma vou continuar no cargo. Gosto muito de representar a Suécia e sinto-me orgulhoso do meu país”, afirmou à revista francesa “Paris Match”.

Apesar não abdicar do trono não estar nos planos do monarca, este reconheceu que a sua herdeira está preparada para o substituir e que um dia será uma grande rainha. “Antes a Victoria acompanhava-me em muitos actos, mas agora tem cada vez mais liberdade e eu acho que isso é muito bom”, disse. A rainha Sílvia, que estava presente na entrevista, também falou sobre a filha: “Neste momento, é importante que a princesa tenha tempo para a sua vida familiar uma vez que Estelle ainda é muito pequena”.

Carlos Gustavo foi alvo de polémicas em 2010, quando veio a público notícias de que teria traído a rainha com a cantora popo Camilla Henemark. Na altura, muitos acreditaram que o rei iria abdicar do trono, mas tal não se verificou.

O rei Carlos Gustavo esteve no pátio do palácio real, em Estocolmo