Atualidade

Todos os detalhes do batizado de Nicolas da Suécia

Faltam apenas dois dias para o batizado do filho mais novo da princesa Madalena e de Chris O’Neill, Nicolas (que completa quatro meses no próximo dia 15). A cerimónia, que está marcada para as 12h00, terá lugar na capela do Palácio de Drottningholm, no próximo domingo, dia 11, e vai contar com a presença da família real. Madalena, que vive com a família em Londres, já está em Estocolmo para ultimar os preparativos da celebração.

Nicolas irá vestir a roupa usada pelo príncipe Gustavo Adolfo estreou na cerimónia do seu batizado, que decorreu em 1906, e posteriormente foi usada por vários membros da família real, nomeadamente por Madalena e pelos irmãos, Victoria e Carlos Filipe. O bebé será batizado com a água da ilha de Öland, numa cerimónia presidida pelo arcebispo Antje Jackelén, que será assistido pelo bispo emérito Gorän Lönnermark e pelo capelão da igreja do palácio real Michael Bjerkhagen.

O nome dos padrinhos do bebé é o segredo mais bem guardado do evento, embora a imprensa sueca já tenha avançado que o tio de Nicolas, o príncipe Carlos Filipe, será um dos padrinhos.

Depois da cerimónia religiosa, os reis da Suécia vão oferecer uma receção no palácio de Drottninghom aos convidados (entre eles esperam-se representantes do Governo e do parlamento). Porém, não se esperam membros de famílias reais europeias e o evento terá um caráter mais privado.

O batismo será transmitido em direto pela televisão pública STV.

Esta será mais uma oportunidade dos suecos poderem ver toda a família real reunida, o que não acontecia desde o casamento do príncipe Carlos Filipe e Sofia Hellqvist, no passado mês de junho.

A capela onde terá lugar a cerimónia
A capela onde terá lugar a cerimónia