Cultura

Novo projeto reúne músicos como Paulo de Carvalho e Janita Salomé

Paulo de Carvalho, Janita Salomé e Rão Kyao integram um novo projeto musical dedicado ao cante alentejano e resultante de um desafio lançado pela Câmara de Beja a cantores e músicos, aproveitando a candidatura a Património da Humanidade.

Através de um comunicado, a autarquia explica que o “Mestre Cante” resultou de um desafio que lançou a cantores e músicos alentejanos ou amigos do Alentejo para prepararem um projeto musical assente “num trabalho sobre o cante alentejano”.

“Esta foi a forma que o município encontrou para que a cidade de Beja, capital do Baixo Alentejo, estivesse na primeira linha da divulgação e da materialização” do cante alentejano, que “distingue”, “afirma” e faz dos alentejanos um “manancial de valor acrescentado pelo mundo”.

O projeto, “baseado numa abordagem diferenciada de temas conhecidos do cancioneiro popular do Alentejo” e que já gravou um CD, reúne os cantores Paulo de Carvalho, Janita Salomé, Clara Palma, Bernardo Espinho, António Caixeiro, Luís Espinho e Zé Emídio e os músicos Rão Kyao, Zé Salgueiro, João Frade, Tiago Oliveira e Cícero Lee, indica o município.

De acordo com a autarquia, o projeto vai ser apresentado esta terça-feira, dia 25, a partir das 18h00, num restaurante, em Beja, numa altura em que se aguarda com “expetativa” a decisão da UNESCO sobre a candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Na sexta-feira, o projeto irá lançar e apresentar o CD “Mestre Cante” num espetáculo no Teatro Municipal Pax Júlia, a partir das 21h30.

Paulo de Carvalho