Televisão

“Factor X”: A primeira gala

A primeira gala do “Factor X” foi transmitida na noite de domingo. João Manzarra e Cláudia Vieira conduziram o programa que afastou três concorrentes e um grupo. Rúben Pires, Marta Cavalho, Lúcia Mourinho e as XTAG foram os primeiros a abandonar o talent show. Sendo assim, só 12 concorrentes continuam na competição.

A primeira gala do formato, que voltou a juntar João Manzarra e Cláudia Vieira depois dos dois apresentadores terem feito dupla pela última vez no “Ídolos” em 2012, registou o seu pior resultado desde a estreia da edição 2014. Em média o talent show da SIC foi o terceiro programa mais visto durante a noite. Registou 8,0% de rating e 18,8% de share, tendo sido visto por uma média de 778 mil espectadores. Além disso, a noite ficou marcada pelo regresso de Cláudia Vieira à apresentação. A beldade escolheu para a estreia uma criação do estilista Carlos Gil.

A noite começou com a atuação dos rapazes. Júnior foi o primeiro a subir ao palco e cantou “Feelling Good”, de Nina Simone, seguiu-se Matheus que interpretou “Breezeblocks”, de Alt-J, João cantou “Moves Like Jagger”, de Marron 5, e Rúben Pires escolheu “Chandelier”, de Sia.

Na categoria dos adultos Jorge cantou “Alive”, de Pearl Jam, Lúcia interpretou o tema “Alfama”, de Amália Rodrigues, Kika cantou “Respect”, de Otis Redding, e por fim Rúben interpretou “Kiss From a Rose”, de Seal.

A categoria de grupos foi a terceira a subir ao palco. As XTAG cantaram “Bang Bang”, de Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj, os Babel escolheram “Everybody Hurts”, de R.E.M., os P.Y.T. interpretaram “All About That Bass”, de Meghan Trainor, e, por fim, os POP 4 ROC cantaram “The Look”, de Roxette.

As raparigas foram as últimas a atuar na primeira gala. Isabela cantou “Stay”, de Rihanna, Marta interpretou “Roar”, de Katy Perry, Mimi escolheu “Believe”, de Cher, e Inês fechou a noite com “One and Only”, de Adele.

Cada um dos mentores – Miguel Guedes, Sónia Tavares, Paulo Ventura e Paulo Junqueiro -, viram os seus “pupilos” abandonar o programa.

Fotos: Fremantle