Moda

T-Shirt d(i)FRENTE

Peça clássica e intemporal, a t-shirt e um básico indispensável em qualquer closet , seja ele masculino ou feminino.

Começaram a ser usadas na primeira guerra mundial pelos soldados europeus debaixo dos seus uniformes, mas foi na década de cinquenta que atores como James Dean, Marlon Brando ou John Wayne as imortalizaram no grande ecrã.

Cada vez mais estilizada, a t-shirt foi ganhando terreno nas passerelles e no street style. Simples, ou personalizadas como veículo difusor de mensagens a t-shirt pode marcar um look e evidenciar a personalidade de quem a usa.

Ideia original do arquiteto Hugo Tocha de Carvalho, a ALÇADO d(i)FRENTE é uma marca 100% portuguesa, que aposta na t-shirt como meio de consagração do património histórico nacional. Desde criança, este arquiteto de Coimbra explorou o gosto pelo desenho e a arquitetura foi o caminho natural para construir os alicerces do seu futuro. O percurso profissional de Hugo Tocha de Carvalho tem estado ligado à reabilitação do património edificado e foi da junção da paixão pelo desenho e pelo património que nasceram as t-shirts com história da ALÇADO d(i)FRENTE. Todo o processo produtivo é acompanhado passo a passo por este empreendedor, os materiais criteriosamente selecionados e os artigos são produzidos em pequenas indústrias de familiares e quase totalmente artesanais. Cada desenho é feito a graffiti pela mão do próprio Hugo Tocha de Carvalho e estampado em t-shirts de fundo branco, como se da folha de papel sobre estirador do arquiteto se tratasse.

A coleção da ALÇADO d(i)FRENTE, representa uma homenagem a edifícios de cidades portuguesas património da UNESCO. 2013 foi o verão de ensaio da marca e a extraordinária adesão, não só dos turistas mas também da população local, foi decisiva para o sucesso destas t-shirts património. Numa primeira fase, podemos encontrar retratadas as cidades de Coimbra, Lisboa, Porto e a região do Alto Douro Vinhateiro. Em estudo estão já os alçados de edifícios ícones das cidades de Évora, Guimarães e Óbidos. A arquitetura contemporânea também tem lugar nesta love brand e na calha estão outros projetos como o convite a arquitetos contemporâneos para, em conjunto com a ALÇADO d(i)FRENTE, perpetuarem edifícios da sua autoria nesta que é a peça de vestuário mais democrática de todos os tempos. Quem sabe, num futuro próximo, seja lançado o desafio a um estilista para uma incursão pelas passerelles.

Embaladas em tubos de cartão, tal como o são os muitos projetos da autoria do arquiteto Hugo Tocha de Carvalho; as t-shirts da ALÇADO d(i)FRENTE, são discretas e sofisticadas. Ideais para quem procura um produto diferenciado, com atenção aos mínimos detalhes e acabamentos de primeira linha. Podem ser adquiridas diretamente no site da marca ou em lojas em Coimbra, Lisboa e Porto.

Ficha Técnica

Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo
Stylist: Cláudia Vitorino d’Almeida
Produção Executiva: Teresa Arsénio
Roupa: ADN Space Coimbra
Acessórios: Produção
Agradecimento: ALÇADO d(i)FRENTE , Next Power Comunicação